Residências unifamiliares têm passado por uma transformação silenciosa nos últimos anos. Os custos crescentes dos terrenos, o cresciment urbano e a falta de espaço disponível para construção provocaram um aumento no desenvolvimento de moradias de uso misto. Como resultado, arquitetos passaram a incorporar com mais frequência programas de uso comunitário em projetos residenciais privados, sendo possível encontrar, em algumas partes do mundo, casas que integram usos comerciais, culturais, educacionais ou até mesmo industriais.
Esses projetos podem se desenvolver tanto verticalmente – em dois ou mais pavimentos – quanto horizontalmente, em lotes adjacentes ou ao redor de um espaço aberto. A seguir, 12 exemplos de casas contemporâneas de uso misto.
Residência e espaço educativo La casa que habita / Natura Futura Arquitectura
Casa + Espaços Educacionais
Albita e Juan, casal jovem, necessitavam de um novo lugar para viver, e se propôs como resposta a possibilidade de ocupar um terreno dentro do centro urbano, estabelecendo como objetivo ter um rendimento econômico dentro do lote e a possibilidade de abrigar uma escola de apoio acadêmico, desta forma foi gerado um programa que permite o diálogo entre habitar, educar e produzir. Se estabelecem os negócios comerciais no térreo, para uma relação mais direta e prolongada com a atividade urbana, enquanto, no pavimento superior, ainda que divididos por um eixo central, se aposta na residência e nos espaços educativos.
Deokhyeon-ri House with a Cafe / ON Architecture INC
Casa + Café
O cliente pretendia mudar-se para a periferia da cidade e construir uma casa que também seria o seu próprio café para se preparar para a vida após a reforma. Queríamos destacar o potencial de regeneração da região através da construção de uma peça serena de arquitetura moderna que servisse como uma pequena casa e um café para o cliente.
Guha / RAW Architecture
Casa + Biblioteca - Clínica Odontológica
Guha é uma combinação de projeto novo e reforma baseado no antigo "The Guild" localizado em Taman Villa Meruya, no extremo oeste da cidade de Jacarta, Indonésia. O projeto, desenvolvido pelo Realrich Architecture Workshop (mais conhecido como RAW Architecture), compreende parte do edifício da Biblioteca Omah, uma Clínica Dentária e a casa e o estúdio de Realrich Sjarief, chamado de Guha Bambu. A parte da reforma consiste na adição de uma série de novos programas ao edifício existente, como uma maior capacidade de armazenamento de livros para a Biblioteca Omah, além de um café e uma pequena loja.
Louverwall / AND
Casa + Café
Louverwall é um projeto feito para um casal com cinco gatos. O marido é um entusiasta da música que gestiona o café onde desfruta da música e do bonito espaço. Seu requerimento é um café vertical, transparente e dinâmico. Além disso, eles necessitam de uma pequena residência no segundo e terceiro pavimento que consiste basicamente em um dormitório, uma sala de estar e uma pequena cozinha.
Casa e Escritório em Hofu / Tato Architects
Home + Escritório
Casa e Escritório em Hofu é um projeto de reforma de um edifício de 40 anos. O edifício com estrutura de aço foi reformado para incluir vários espaços, como sala de estar, escritório, depósito, loja e muito mais. O cliente deste projeto é o proprietário de uma fábrica de alimentos fundada em 1865. Além dos produtos tradicionais como soja e missô, a empresa também trabalha no desenvolvimento de novos produtos usando as antigas técnicas refinadas ao longo da história. Felizmente, o edifício era grande, e foi possível criar e sanar as demandas dentro da estrutura existente.
Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura
Casa + Centro de Produção
A família planeja renovar seu negócio de venda de produtos de ferro e espaços de habitação, lazer e aluguel. O projeto se configura a partir de um prisma retangular como geometria básica, em um lote de 12x20 que se localiza próximo ao mercado itinerante sobre a rua. O térreo é recuado, gerando o pórtico tradicional, que recebe e permite interações sociais com o mercado, enquanto os níveis centrais respeitam as distâncias dos edifícios preexistentes. Sobre a área comercial, se distribui o pavimento de armazenamento, o andar de habitação, salão de eventos, ócio, varandas e um ponto de contemplação da cordilheira que rodeia a cidade.
Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás
Casa + Estúdio
Palma Hideaway serve de estúdio/residência para uma jovem empreendedora que passa a maior parte do tempo viajando a trabalho. É o resultado de uma pesquisa contínua de como habitar locais térreos situados em tecidos urbanos densos. Um terreno de 92m², onde se está suscetível à vitalidade do entorno e, ao mesmo tempo, ao isolamento em relação ao externo para aproveitá-lo como lugar de descanso e trabalho. Antigamente era uma oficina mecânica de motos, e por isso se caracterizava por pés direitos altos, uma estrutura mista de concreto e madeira e um pátio subaproveitado na parte posterior do lote.
Work & Living space A. / dmvA
Casa + Centro de Treinamento
Este projeto, localizado em Bruxelas, inclui um espaço de treinamento e um laboratório de diagnóstico por imagem avançado em odontologia e também é habitado pelo cliente e seu colega de quarto. A casa é composta por diferentes espaços que podem ser utilizados de forma flexível, tornando possível a combinação de trabalho e habitação. Por exemplo, a sala de treinamento no terceiro andar se torna uma sala de jantar e cozinha à noite e o bar de vinhos pode ser usado como uma sala de reuniões.
FUJIHIMURO Gallery and Residence / Taku Sakaushi + Sakaushi Lab
Casa + Galeria
Convertemos uma geleira que armazenava gelo feito na antiga Fábrica de Gelo Fuji em uma galeria. A galeria foi projetada para exposições, como uma exposição de novos trabalhos de têxteis produzidos localmente e de uso gratuito por artistas que estão em programas de residência artística. Também reformamos uma casa vazia próxima a ela e transformamos em um espaço residencial de curto prazo. O edifício existente tinha um interior de madeira dentro da estrutura de concreto. Tentamos reconstruir a relação entre três componentes diferentes, deixando o interior de madeira em uma área, removendo-o em outra e adicionando paredes brancas na área restante. Como resultado, criamos três áreas de atmosfera diferente dentro desta pequena casa, com cada área cumprindo as funções necessárias, respectivamente.
Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos
Casa + Estúdio + Galeria
Alejandra é uma escultora que decidiu unir todo seu mundo em uma pequena moradia. Habitar no mesmo espaço que se trabalha sempre se supõe uma reflexão sobre a relação física de ambos lugares, sobre quanto um intoxica o outro. Este projeto está centrado - partindo de uma moradia base - no fato de que a arquitetura ajude a separar emocional e fisicamente ambos lugares. Um térreo e subsolo para o trabalho e um pavimento superior para o descanso.
Casa gré / suzuki architects
Casa + Loja
O primeiro andar abriga uma loja onde o proprietário do edifício vende roupas e diversos itens feitos de materiais naturais. O segundo andar é um espaço cheio de luz e brisa, onde mora a mãe do proprietário. Nosso objetivo era separar claramente a loja da residência no pavimento superior, enquanto ainda permitia que os usuários sentissem a presença tranquilizadora um do outro. A estrutura resultante é uma forma quadrada simples e compacta que contém espaço para que as duas gerações trabalhem, vivam e mantenham um olho uma na outra.
A Comuna / Natura Futura Arquitectura
Casa + Centro de Reciclagem
O projeto conta com uma área que funciona como espaço de seleção e armazenamento, buscando melhorar as condições de produtividade da família. Soma-se a isso contêineres que facilitam o processo de reciclagem se diferenciando por cores. Esses elementos foram locados em lugares chave na cidade. Uma habitação foi incorporada no espaço de produção, seguindo as necessidades da família. A habitação parte da contraposição do experimento versus o projeto. Ao propor uma abordagem de intervenção com permeabilidade espacial e autogestão, a primeira estratégia é desenvolvida no sistema de aberturas, no qual os seis módulos de 12 m² são diferenciados. A segunda estratégia procura estabelecer uma habitabilidade flexível onde o usuário, através de painéis rotativos, pode autogerenciar seu espaço rotineiro.